Imagem: Paróquia Santa Maria Goretti
A Associação dos Magistrados do Estado do Pará (AMEPA) recebeu com pesar a notícia de falecimento do Pe. Bruno Sechi, fundador do Movimento República do Emaús. O padre italiano nos deixou na noite de ontem, 29 de maio, aos 80 anos de idade.
Sua vida foi marcada pelo trabalho social desenvolvido na periferia da capital paraense. O padre, que era sacerdote da Paróquia São João Paulo II, no bairro do Curió-Utinga, fundou em 1970 o Movimento República do Emaús, que se tornou referência em atividades voltadas para arte, cultura, esporte, profissionalização, garantia de direitos e inclusão social de crianças e jovens. Na década de 80, ele ganhou destaque mundial ao participar de ações políticas que culminaram na criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Era uma pessoa acessível a todos, lembrada como afável e dedicada à comunidade. Seu legado continuará vivo por meio do Movimento República de Emaús e pela lembrança de todos que, de alguma forma, foram tocados por sua alma brilhante – seja pelo seu trabalho ou por suas palavras.
A AMEPA presta condolências aos familiares e amigos neste momento de luto, na certeza de que o Padre Bruno Sechi não será esquecido.