Cerimônia ocorreu no edifício-sede do Tribunal, com transmissão on-line e participação física e virtual de autoridades
Na tarde desta sexta-feira, 8, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) realizou a cerimônia de posse de 30 novos Juízes de Direito Substitutos. O evento ocorreu no edifício-sede do Tribunal, em Belém, observando medidas de distanciamento social e higiene para evitar a propagação do novo coronavírus. Oito empossados e diversas autoridades do Poder Judiciário paraense acompanharam o evento à distância, por meio de transmissão on-line e videoconferência.
Na ocasião, estiveram presentes o presidente do TJPA, Des. Leonardo de Noronha Tavares, a atual vice-presidente e presidente eleita para a próxima gestão do TJPA, Desa. Célia Regina de Lima Pinheiro, o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Pará, Adriano Seduvim, a Corregedora da Região Metropolitana de Belém, Desa. Maria De Nazaré Saavedra Guimarães, a Corregedora das Comarcas do Interior, Desa. Diracy Nunes Alves, o Defensor Público Geral do Estado do Pará, João Paulo Lédo, diversos membros do Conselho de Magistratura, entre outras autoridades.
Após o juramento solene, os 22 novos juízes que estavam presencialmente na cerimônia assinaram seus respectivos termos de posse. Em seguida, Bernardo Henrique Campos Queiroga, um dos novos empossados, discursou representando os recém-chegados à magistratura. Ele ressaltou o agradecimento aos que fizeram parte da jornada até a posse e a importância da humildade no exercício do cargo público. “Vestiremos a toga orgulhosamente, mas não podemos nos esquecer das nossas origens para permanecermos discretos, homens e mulheres simples e comuns. Os que hoje estão a se enveredar por essa tão nobre carreira, não podem desejar por dias de fama ou de glória, devendo buscar se recolher na retidão e na discrição, para não colocar em cheque as quatro características que o juiz deve possuir, segundo Sócrates: escutar com cortesia, responder sabiamente, ponderar com prudência e decidir imparcialmente”, afirmou em discurso.
O presidente da AMEPA, juiz Adriano Seduvim, também discursou na ocasião. Ele deu as boas vindas aos novos colegas, falou sobre o papel do magistrado na sociedade contemporânea e compartilhou um pouco de sua experiência em 20 anos de profissão. “O judiciário nos dias de hoje não pode ser encarado como entidade autônoma, impermeável a influências políticas e sociais, pois, como elemento componente da máquina do Estado, encarregado da aplicação da lei e da composição de conflitos, o Judiciário tende a reproduzir o próprio perfil desse Estado, cabendo ao juiz da sociedade moderna não confundir sua imparcialidade com sua indiferença diante da das relações de natureza econômica e social existentes entre partes envolvidas em litígio. O comportamento do juiz deve ser transparente à altura de sua toga. Deve o juiz transformar-se, porque transformada está a realidade”, destacou em um trecho do discurso.
Antes da homenagem musical e do encerramento da cerimônia, o presidente do TJPA, Des. Leonardo Tavares, também discursou aos novos magistrados, ressaltando a importância do respeito para com os jurisdicionados e as particularidades do exercício da profissão no Pará. “Devemos ter sempre presente que os jurisdicionados são os nossos verdadeiros patrões, são eles que pagam nossos salários e por isso são merecedores de todo o nosso respeito e a melhor das atenções, como forma de retribuição, com a prestação jurisdicional segura, eficiente e célere”, aconselhou.
Confira abaixo a relação dos juízes empossados nesta sexta-feira:
Bernardo Henrique Campos Queiroga
Wallace Carneiro de Sousa
Italo de Oliveira Cardoso Boaventura
Ana Beatriz Gonçalves de Carvalho
Natalia Araújo Silva
Joao Paulo Santana Nova da Costa
Giordanno Loureiro Cavalcanti Grilo
Francisco Walter Rego Batista
Henrique Carlos Lima Alves Pereira
Pedro Henrique Fialho
Tadeu Trancoso de Souza
Renan Pereira Ferrari
Manfredo Braga Filho
Hudson dos Santos Nunes
Cristiano Lopes Seglia
Nicolas Cage Caetano da Silva
Aline Cysneiros Landim Barbosa de Melo
Rodrigo Silveira Avelar
Andre Paulo Alencar Spindola
Nivaldo Oliveira Filho
Luis Augusto Tuon
Jessinei Gonçalves de Souza
Rejane Barbosa da Silva
João Paulo Barbosa Neto
Mirian Zampier de Rezende
Francisco Joaquim da Silva Filho
Natasha Veloso de Paula Amaral de Almeida
Thiago Fernandes Estevam dos Santos
José Gomes de Araújo Filho
Camilla Teixeira de Assumpção