A vítima, de apenas 10 anos de idade, estaria grávida do abusador. Ação rápida do Poder Judiciário fez a diferença na prisão preventiva do acusado
Policiais realizaram, na última terça-feira, 16, a prisão de José Pedro Jansen Cunha. O homem é investigado por suspeita de abusar sexualmente e engravidar a enteada de apenas 10 anos de idade. Ele foi preso na comunidade Jardim do Ouro, na Rodovia Transgarimpeira, zona rural de Itaituba. No momento em que a polícia chegou, ele estava em companhia de duas filhas também menores de idade. Os agentes levaram as meninas para o Conselho Tutelar da cidade.
Segundo o testemunho da mãe da vítima, a suspeita de estupro teve início quando a criança apresentou sinais de gravidez. Na denúncia, a ex-companheira de José Pedro contou aos policiais que se separou em 2018 e, na ocasião, a guarda de suas três filhas – incluindo a vítima, que não era filha biológica de José Pedro – ficou com o acusado.
Com a confirmação da gravidez, a mãe ficou desconfiada e, em conversa com a filha, a mesma disse que foi forçada a manter relações com o padrasto e que engravidou após o estupro. O pedido da prisão foi feito ao Poder Judiciário pela Delegacia Especializada no Atendimento a Criança e ao Adolescente (DEACA) de Itaituba, sudoeste do Pará.
O crime foi denunciado à Delegada de Polícia Civil da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), que solicitou à Comarca de Itaituba um pedido de prisão preventiva do acusado, para evitar eventual fuga e reincidência de estupro contra outras menores.
Ação rápida do Judiciário
Por se tratar de denúncia de crime contra uma criança, a representação da prisão preventiva foi analisada no plantão judicial do feriado de carnaval. Por entender que haviam elementos suficientes para justificar a prisão do acusado, o juiz titular da Vara Criminal do município, Agenor de Andrade, decretou a prisão preventiva do representado. O autuado aguarda o andamento do processo e o posterior julgamento, em que terá direito à ampla defesa.