(FOTO: AID/ALEPA)
É com profundo pesar que a Associação dos Magistrados do Estado do Pará (AMEPA) recebeu a notícia do falecimento do jurista e professor Zeno Augusto Bastos Veloso, ocorrido na noite de ontem, 18/03, em decorrência da covid-19.
Zeno Veloso obteve reconhecimento nacional e internacional. Durante sua carreira, participou da elaboração das constituições estaduais do Pará e do Amapá, tendo sido deputado estadual e relator-geral da Assembleia Constituinte do Pará. Além disso, ele também participou da Assembleia Nacional Constituinte e integrou a comissão de juristas que assessorou o relator do projeto do Código Civil de 2002 na Câmara dos Deputados. Ele exerceu, ainda, o cargo de secretário de Justiça do Pará.
Na vida acadêmica, foi mestre de várias gerações de profissionais do Direito, obtendo imenso respeito e admiração entre os colegas. Recebeu da Universidade Federal do Pará (UFPA) o título de Notório Saber e era Doutor Honoris Causa da Universidade da Amazônia (UNAMA).
Seu legado jurídico também foi importante para o Direito da Família. Ele foi membro fundador do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM), presidindo esta organização na região Norte. Veloso foi, ainda, tabelião do 1º Ofício de Notas de Belém de 1966 até 2018.
A AMEPA lamenta profundamente esta perda e se solidariza com todos os amigos, familiares, alunos e admiradores do jurista Zeno Veloso neste momento de luto.
Diretoria Executiva.