Magistrada foi homenageada na reunião do Pleno do TJPA, ocorrida no dia 15
(Foto: Ricardo Lima/TJPA)
A Sessão do Pleno do TJPA nesta semana também marcou a última participação da desembargadora Diracy Nunes Alves antes de sua aposentadoria. Com direito a discursos de homenagem dos colegas, retrospectiva de sua trajetória e um buquê de flores, ela deixa o cargo após 43 anos de Magistratura.
Durante a sessão, autoridades como a presidente do TJPA, Desa. Célia Regina de Lima Pinheiro, o decano da Corte, Des. Rômulo Ferreira Nunes, e o procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr., expressaram seus votos de felicidades e relembraram as qualidades pessoais e profissionais da Desa. Diracy Nunes.
Em seu discurso, a desembargadora que agora se aposenta expressou sua gratidão aos colegas e a honra por ter servido ao Estado. “Espero ter correspondido com empenho e trabalho. Trago a certeza em meu coração que guardei a cada dia a honra, a honestidade, a dignidade, que foram aprimorados com o tempo nos anos de Magistratura”. Ela agradeceu aos colegas pelos anos de apoio. “Aos meus pares nesta Corte minha eterna gratidão e reconhecimento. Pelas lições de Direito que tanto contribuíram para meu crescimento pessoal e aprimoramento como julgadora. Sentirei saudade da convivência sadia”, afirmou.
O presidente da AMEPA, Adriano Seduvim, também parabenizou a desembargadora Diracy Nunes pela sua trajetória de sucesso na magistratura, desejando-lhe felicidades nesta nova etapa da vida. “Uma carreira tão longa e próspera como a da desembargadora Diracy é admirável e serve de inspiração a todos os colegas da magistratura. Desejamos sucesso a ela em seus novos projetos. Por meio de nossa Vice-Presidência de Aposentados e Pensionistas, a AMEPA seguirá à disposição da magistrada nesta fase que agora se inicia”, afirmou.
Carreira
Diracy Nunes Alves se formou em Direito em 1978, na Universidade Federal do Pará. Foi pretora do interior, lotada em Mocajuba (1978), à época, Termo Judiciário da Comarca de Cametá. Em 1982, foi nomeada para exercer o cargo de juíza de 1ª Entrância em virtude de aprovação em concurso público, sendo lotada na 2ª Vara de Santarém.
Ao longo de sua carreira na magistratura, Diracy Nunes Alves atuou nas Comarcas de Santarém, Cametá, Bragança, Castanhal e Ananindeua até ser promovida à 3ª Entrância em 1993. A magistrada esteve à frente da 15ª Vara Penal entre 1993 e 1999 e da 9ª Cível da Capital entre 1999 e 2009, ano em que ascendeu ao desembargo pelo critério de antiguidade, integrando a 5ª Câmara Cível Isolada.
No biênio 2013/2015, foi coordenadora dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Pará, quando idealizou o pioneiro projeto Futebol com Justiça, hoje chamado de Esporte com Justiça, com o objetivo de promover medidas de pacificação nos eventos esportivos de grande concentração popular, especialmente em competições de futebol.
Ela também foi corregedora de Justiça da Região Metropolitana de Belém e presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai). Entre 2017 e 2019, esteve à frente das ações da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid).
Com especialização em Direito Penal e pós-graduação em Direito Processual Civil, a desembargadora Diracy Nunes Alves atuou também na magistratura eleitoral e no magistério.
(Com informações de Vanessa Vieira – Coordenadoria de Imprensa do TJPA)