Cerimônia do ocorreu nesta quinta-feira, 3, de forma virtual
(Imagem: Technology photo created by rawpixel.com – www.freepik.com)
Sete novas unidades Judiciárias atingiram 100% no Índice de Casos Eletrônicos (ICELE) e foram certificadas, nesta quinta-feira, 3, com o selo de qualidade denominado “Unidade 100% PJe”. A cerimônia de certificação ocorreu de forma virtual.
As unidades certificadas foram: Gabinete do Desembargador Leonardo de Noronha Tavares, Gabinete da Desembargadora Maria Filomena de Almeida Buarque, 2ª Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Marabá, 2ª Vara do Tribunal do Júri de Belém, 4ª Vara Cível e Empresarial de Marabá, Vara Única de Irituia e Vara Única de Tucumã. Com as novas certificações, o TJPA passa a ter 63 unidades certificadas com o selo 100% PJe.
A certificação é um reconhecimento pelo esforço das unidades na digitalização e virtualização integral de seu acervo de feitos físicos em tramitação para o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), bem como o empenho na implantação do acervo 100% digital.
A digitalização e a virtualização de processos físicos têm objetivo de tornar mais eficiente a prestação jurisdicional, possibilitando, assim, a otimização da tramitação processual, a redução de custos com instalações físicas para acautelamento e arquivamento de autos, o que contribui com o meio ambiente e a celeridade processual.
Na ocasião, a presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, agradeceu o empenho das pessoas que trabalham nas unidades certificadas. “É a forma de contribuir positivamente para o árduo processo de digitalização do acervo que tramita em todo o Poder Judiciário do Pará. Não se trata apenas de viabilizar o maior foco no atendimento da atividade-fim ou imprimir maior celeridade à tramitação de feitos, melhorar o aproveitamento de pessoal e o uso racional de recursos disponíveis, mas auxiliar nos levantamentos estatísticos e uniformizar as atuais rotinas do Poder Judiciário”, considerou.
A desembargadora Maria Filomena de Almeida aproveitou a oportunidade para dizer que dividia o certificado adquirido pelo seu gabinete com as servidoras e os servidores que trabalham ao seu lado. “Se não fosse a ajuda de todos e todas, com certeza eu não estaria aqui. Houve toda uma jornada cheia de compromisso para que nós pudéssemos chegar até aqui”, ressaltou.
O desembargador Leonardo de Noronha Tavares, que também teve o seu gabinete certificado, agradeceu o empenho da sua equipe. “Isso engrandece a gente. Parabenizo não a mim, mas a todo o meu gabinete pela eficiência. Sem as nossas servidoras e servidores, não conseguiremos o sucesso que tanto nós almejamos”, destacou.
Em nome da Diretoria Executiva da AMEPA, o presidente da associação, Adriano Seduvim, também parabeniza as equipes das unidades que hoje foram certificadas pela eficiência na digitalização de processos. “Com a pandemia, intensificou-se ainda mais a necessidade de um Judiciário célere e plenamente capaz de responder às demandas da sociedade em um mundo digital e tecnológico. Parabenizamos às magistradas e magistrados que trabalham nas unidades certificadas, bem como seus respectivos times de servidores. Quem ganha no fim das contas é a sociedade paraense, que pode contar com um tribunal cada vez mais eficiente”, afirmou Seduvim.
(Com informações da Coordenadoria de Imprensa do TJPA)