Em cerimônia, o TJPA entregou Selo de Alta Produtividade para 145 unidades judiciárias. Outras 31 unidades se destacaram com Índice de Eficiência Judiciária maior que 90%.
Nesta quinta-feira, 10, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) realizou uma cerimônia de entrega de reconhecimentos para unidades judiciárias que se destacaram pela produtividade e eficiência durante o ano de 2021. No total, 145 unidades de primeiro grau foram contempladas com o Selo Unidade de Alta Produtividade, por terem alcançado as metas do Programa de Incremento de Baixas Processuais (PIB) no período avaliado.
Essas unidades homenageadas foram contempladas com o Selo Unidade de Alta Produtividade. Além disso, 31 unidades (29 de primeiro grau e 2 do segundo grau) receberam certificados por terem se destacado ao atingirem Índices de Eficiência Judiciária (IEJud) superiores a 90% em 2021.
No evento, que ocorreu em Belém e foi transmitido ao vivo pelo site do Tribunal, a presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, entregou os certificados aos representantes de cada unidade homenageada. “O nosso sentimento é de dever cumprido, então a minha palavra é de gratidão à vocês. Continuem firmes, cumprindo a missão do Poder Judiciário, que é a entrega da prestação jurisdicional àqueles que confiam na nossa capacidade. Eu agradeço a cada magistrado, a cada magistrada, a cada servidor e a cada servidora que luta, acredita e que dá o melhor de si na entrega da prestação jurisdicional. O Poder Judiciário do Pará vai seguir rumo a excelência”, disse a presidente no seu discurso de agradecimento. Após a abertura e antes da entrega dos certificados, ocorreu uma palestra do professor José Lucas Neto, com reflexões e perspectivas no mundo pós-pandemia.
Representando as unidades judiciárias homenageadas no evento, a juíza Cristina Collyer, da 3ª Vara Criminal, também discursou. “As habilidades somadas, o espírito de equipe, o esforço, o comprometimento e a gestão processual fazem, sim, com que possamos tornar o Judiciário paraense cada vez mais eficiente e acessível alcançando resultados magníficos. Afinal, alcançar as metas não significa apenas lidar com números, mas distribuir a efetiva prestação jurisdicional, levando a justiça para quem precisa, para cada vida, para cada pessoa que está dentro daquele processo”, disse a magistrada.
Membros da Diretoria Executiva da Associação dos Magistrados do Pará (AMEPA) também estiveram presentes tanto para prestigiar o reconhecimento de colegas quanto para receber certificações pela eficiência de suas respectivas unidades judiciárias. Entre os presentes, estiveram a vice-presidente de Relações Sociais, Mônica Soares Fonseca, o vice-presidente de Finanças, Max Ney do Rosário e o vice-presidente de Prerrogativas, Carlos Márcio de Melo Queiroz. O presidente da AMEPA, juiz Adriano Seduvim, parabenizou os magistrados das unidades homenageadas na cerimônia. “Sabemos que um Poder Judiciário eficiente só pode existir quando há profissionais comprometidos um trabalho sério e dedicado, que fará a diferença na vida dos jurisdicionados. Cerimônias como a de hoje buscam justamente reconhecer e incentivar os profissionais a continuar oferecendo o melhor serviço aos cidadãos paraenses, dentro de suas possibilidades. Parabéns a todas as equipes das unidades judiciárias que foram homenageadas hoje aqui, a conquista deve ser celebrada”, disse.