A Associação dos Magistrados do Estado do Pará (AMEPA), recebeu na manhã desta segunda-feira, 22, a Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil e a secretaria geral da entidade, juíza Julianne Marques, para uma visita institucional, com uma rodada de bate-papo sobre as atividades realizadas pela entidade. A reunião ocorreu no auditório Agnano Monteiro Lopes, localizado no Fórum Cível de Belém, no bairro da Cidade Velha, contando com a presença de diversos juízes, tendo também a presença da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Célia Pinheiro.
O convite foi feito pela diretoria executiva da AMEPA, através do presidente Adriano Seduvim, que destacou a importância da visita para os associados da entidade. “A intenção dessa visita é fazer com que os associados e os demais magistrados ouçam da própria presidente todas as atividades funcionais que vêm sendo desenvolvidas por ela e sua diretoria em Brasília e nos demais estados. Então, a finalidade é aproximar o associado para que ele tire todas as dúvidas possíveis das atividades realizadas pela AMB”, destacou Seduvim.
A presidente da AMB, Renata Gil, aproveitou a visita institucional para deixar uma mensagem de unidade para os associados da AMEPA. “Eu tenho procurado unir todos os estados com uma mesma regra de remuneração, com o mesmo tratamento dos tribunais”, afirma a presidente. Renata também destaca que tem conseguido, com as atividades da AMB em Brasília, espalhar o trabalho nos tribunais, além da grande afinidade que possui, também, com as presidências dos tribunais.
Para ela, o trabalho com os presidentes das associações é um braço forte nesse movimento de unidade, bem como o trabalho com as presidências dos Tribunais de Justiça, que ajudam com as bancadas dos parlamentares em Brasília e com todo o trabalho feito nas Cortes superiores.
Medalha de ordem do mérito judiciário
Durante a tarde, a Presidente da AMB foi reconhecida pelo trabalho desenvolvido, recebendo uma medalha de ordem do mérito judiciário. A horaria foi realizada na sede do Tribunal de Justiça do Pará, com a medalha entregue pela Presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro.
“Eu penso que é um reconhecimento pelo trabalho associativo. O trabalho associativo hoje não é complementar, mas de protagonismo no fortalecimento do judiciário. Então, eu recebo essa homenagem em nome de todos os juízes brasileiros que eu represento, os 14 mil juízes brasileiros. Divido com eles isso e, para mim, é motivo de muita honra a gente ter a nossa entidade de classe como a maior do mundo no campo da magistratura”, afirma Renata Gil, destacando que está muito feliz.
A condecoração foi estabelecida pela Portaria nº 2740/2022, do Gabinete da Presidência, publicada no Diário de Justiça Eletrônico de 22 de julho de 2022. Em seu discurso, a presidente do TJPA destacou a brilhante carreira da agraciada. “À frente da maior entidade representativa da classe dos(as) magistrados(as) em todo o mundo, Renata Gil de Alcantara Videira promoveu importante revolução institucional, gerando uma unificação da magistratura em torno das pautas relacionadas à condição feminina percebidas durante as muitas viagens pelos Estados brasileiros”, ressaltou.