Personalidades dos três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, magistrados, diretores e servidores, familiares e amigos prestigiaram a posse da desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos no mais alto cargo hierárquico do Judiciário paraense na gestão do biênio 2023-2025. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira, 1, durante Sessão Solene híbrida realizada no Plenário Des. Oswaldo Pojucan Tavares, no edifício-sede do TJPA.
A solenidade contou com a presença do governador do estado do Pará, Helder Barbalho, junto ao deputado Francisco das Chagas Melo Filho (Chicão), presidente da Assembleia Legislativa do estado do Pará; a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan; o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; o procurador-geral de justiça César Nader Mattar Jr.; do juiz Adriano Seduvim, presidente da Associação dos Magistrados do Pará (AMEPA) e do advogado Eduardo Imbiriba de Castro, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará.
A vice-presidente de Relações Sociais, Monica Maciel Soares, o vice-presidente de Finanças, Max Ney Cabral, e o presidente eleito da AMEPA para o triênio 2023/2026, Líbio Moura, também estiveram presentes na cerimônia.
A nova gestora da Justiça estadual relembrou o êxito alcançado após 45 anos de efetivo serviço à magistratura. “Prometo retribuir-lhes com meu empenho, com minha força, com minha dedicação e lealdade. Hoje somos 29 em um”, disse a nova presidente. A nova gestão tem também como vice-presidente, o desembargador Roberto Gonçalves de Moura; corregedor-geral de Justiça, o desembargador José Roberto Pinheiro Maia Bezerra Júnior; e os membros do Conselho da Magistratura são os (as) desembargadores(as) Ezilda Pastana Mutran, Kédima Pacífico Lyra, Amilcar Roberto Bezerra Guimarães e Margui Gaspar Bittencourt.
O presidente da AMEPA cumprimentou os desembargadores da nova gestão, salientando a competência e experiência dos empossados. “Parabéns a esta nova gestão do TJPA, que é composta por magistrados que contribuíram muito ao longo dos anos para o Poder Judiciário paraense. Agora, na Presidência, Corregedoria e Conselho, os desembargadores poderão continuar aperfeiçoando o Tribunal para melhor atender a sociedade. Acreditamos que a AMEPA também poderá continuar por meio do diálogo institucional pelo engrandecimento do judiciário paraense com sugestões a nova gestão”, declarou Adriano Seduvim.
A desembargadora Nazaré Gouveia é a 75ª. Presidente do Poder Judiciário do estado do Pará, além de ser a nona mulher a ocupar a função.