A Associação dos Magistrados do Estado do Pará (AMEPA), diante dos reiterados ataques do Presidente da República, senhor Jair Bolsonaro, à Justiça Eleitoral, especialmente no que tange à lisura das eleições realizadas com o uso das urnas eletrônicas, vem a público reiterar sua confiança no sistema eleitoral, bem como manifestar seu irrestrito apoio à Justiça Eleitoral brasileira.
A Justiça Eleitoral brasileira, e especialmente nosso sistema de eleições por urna eletrônica, é, mundo afora, reconhecida por sua celeridade e confiabilidade, sendo fato corriqueiro países promoverem intercâmbios para conhecer nosso sistema e a partir dele modernizarem seu sistema eleitoral.
De fato, em correspondência unívoca com a recente manifestação do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, desde a implantação das urnas eletrônicas não se há registro de fraude eleitoral, rompendo-se, inclusive, hegemonias eleitorais de décadas em diversos rincões do Brasil, permitindo, assim, real alternância no Poder, seja na esfera municipal, estadual ou nacional.
A AMEPA lamenta os ataques infundados e açodados, especialmente quando sua gênese se dá por qualquer daqueles que devem zelar pela estabilidade dos pilares democráticos. Afinal, não se pode esquecer, que em um sistema democrático por representação, as eleições são a única ferramenta legítima de escolha dos representantes do povo.
Diante dos fatos narrados, a AMEPA reafirma seu compromisso em defesa da Justiça Eleitoral e rechaça os ataques desarrazoados do senhor Presidente da República Federativa do Brasil.
Diretoria Executiva