Fotos: TJPA / Érika M Nunes
A desembargadora Dahil Paraense de Souza, vice-presidente de Aposentados e Pensionistas da AMEPA, assumiu, ao longo do dia 8 de março, a presidência da Associação. Nessa condição, ela participou da cerimônia de outorga da medalha Lydia Dias Fernandes, organizada pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) para homenagear 13 mulheres que se destacaram nos serviços prestados ao Judiciário, ao povo e ao Estado.
Instituída pela Resolução nº 26, de 15 de dezembro de 2021, a medalha faz reverência à desembargadora Lydia Dias Fernandes, primeira mulher a presidir um Tribunal de Justiça no Poder Judiciário nacional (1979-1981), tornando-se um símbolo histórico das conquistas femininas em todas as áreas de atividades, tendo ela rompido paradigmas com sua atuação honrada no desempenho da chefia do TJPA.
Em seu pronunciamento, a presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, falou sobre a satisfação de reunir cinco mulheres à frente de todas as cortes do Pará, feito singular na história do Brasil. A magistrada concluiu parabenizando “desembargadoras, juízas, servidoras, colaboradoras e todas as mulheres que com sua contribuição diária dignifica o ser mulher no Estado do Pará, no Brasil e no mundo”.
Por sua vez, em nome das agraciadas, falou a primeira-dama do Estado, Daniela Lima Barbalho, que felicitou todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, lembrando que a data é significativa para que todas tenham liberdade para discutir sobre o espaço da mulher no mundo e na sociedade.
Já a Desa. Dahil Paraense destacou a honra de celebrar as conquistas femininas no evento, condição de presidente da AMEPA. “Muito me engrandece lembrar da luta daquelas que nos antecederam e fundamentaram o caminho a ser percorrido e mantido por cada uma de nós, sob muito esforço de cada uma, acalentando nossas dores e comemorando nossas pequenas vitórias diárias, é um caminho difícil, mas, gratificante, pois sabemos o quanto o exemplo de uma fortalece a busca de outras, nos mostrando que juntas somos mais fortes e resolutivas”, declarou.
A decisão sobre os nomes das agraciadas foi unânime entre os membros do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário Paraense, durante a 1ª Sessão Extraordinária do Conselho, que ocorreu em 23 de fevereiro deste ano.
Cooperação – Ainda na cerimônia, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica que visa à troca de conhecimentos técnicos, o compartilhamento de custos relacionados a ações de capacitação de servidores que seja de comum interesse e o compartilhamento de aspectos logísticos, mediante a manifestação de intenção e o efetivo registro em processos administrativos a serem tramitados no âmbito de casa ordem. O documento foi assinado pelas presidentes do TJPA, TRE/PA, TCM/PA, TCE/PA e TRT8.
Além da presidente do TJPA e da presidente em exercício da AMEPA, compuseram a mesa da cerimônia o governador do Pará, Helder Barbalho; o procurador-geral de contas do Ministério Público do Estado do Pará, Patrick Bezerra Mesquita; e a vice-presidente OAB/Pará, advogada Luciana Gluck Paul.
Confira os nomes das agraciadas:
I – LYDIA DIAS FERNANDES, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará no biênio 1979-1981, in memorian;
II – MARIA LÚCIA GOMES MARCOS DOS SANTOS, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará no biênio 1993-1995, in memorian;
III – EDINÉA OLIVEIRA TAVARES, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Pará no período 2014 -2021, in memorian;
IV – NADJA NARA COBRA MEDA, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Pará no período 2016-2020, in memorian;
V – CLIMENIÈ BERNADETTE DE ARAÚJO PONTES, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará no biênio 2001-2003;
VI – MARIA DE NAZARETH BRABO DE SOUZA, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará no biênio 2003-2005;
VII – ALBANIRA LOBATO BEMERGUY, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará no biênio 2007-2009;
VIII – RAIMUNDA DO CARMO GOMES NORONHA, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará no biênio 2011-2013;
IX – DANIELA LIMA BARBALHO, Primeira-Dama do Estado do Pará no quadriênio 2019-2023;
X – GRAZIELA LEITE COLARES, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região no biênio 2020-2022;
XI – LUZIA NADJA GUIMARÃES NASCIMENTO, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará no biênio 2013-2015 e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará no biênio 2021-2023;
XII – MARIA DE LOURDES DE LIMA DE OLIVEIRA, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará no biênio 2021-2023;
XIII – MARA LÚCIA BARBALHO DA CRUZ, Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará no biênio 2021-2023.
(Com informações de Vanessa Vieira – Coordenadoria de Imprensa do TJPA)