Uma comitiva composta pela AMB, AMEPA e outras 3 associações estaduais se reuniu com autoridades do Governo Federal para levar pautas da magistratura
O presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Pará (AMEPA), Adriano Seduvim, esteve em Brasília nesta segunda-feira (14) para participar de uma reunião entre representantes da magistratura e autoridades do Governo Federal. A comitiva, composta pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e outras três associações estaduais, foi recebida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno, para apresentar e discutir pautas de interesse dos magistrados.
Entre os assuntos debatidos, esteve o pedido de mais representatividade de magistrados de carreira no Supremo Tribunal Federal (STF) e isenção do IPI para aquisição de armas de fogo por magistrados.
O ministro-chefe General Augusto Heleno mostrou-se simpático ao pedido por mais magistrados de carreira em tribunais superiores. Já o presidente Jair Bolsonaro afirmou que irá dar início as providências necessárias para reduzir o IPI sobre armas para magistrados.
O diálogo com o presidente da República também foi uma oportunidade de desmistificar o trabalho dos juízes em primeira e segunda instância. Foram mencionados, ainda, assuntos como a importância da defesa da democracia e da harmonia e separação entre os Poderes.
Além da AMB e AMEPA, participaram do encontro representantes da Associação Cearense de Magistrados (ACM), da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) e da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (AMAGIS-DF). A reunião teve o apoio das demais associações de magistrados, cuja presença foi impossibilitada devido aos protocolos de distanciamento social na pandemia.