Cerimônia ocorreu nesta sexta-feira, 12, no novo Anexo da sede do TJPA
(Fotos: Érika Nunes – Coordenadoria de Imprensa TJPA)
A tradicional cerimônia de Casamento Comunitário selou a união de 38 casais na manhã desta sexta-feira, 12. A troca de alianças e votos ocorreu no auditório desa. Maria Lúcia Gomes, localizado no novo Anexo do complexo da sede do Judiciário paraense. A celebração presencial respeitou todos os protocolos sanitários de prevenção à covid-19 e foi realizada em parceria com o cartório do 2º Ofício de Registro Civil – Guedes de Oliveira.
Conduzida pela presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, a solenidade encerrou a XVI Semana Nacional da Conciliação, criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e executada no Estado do Pará pelo Poder Judiciário paraense, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que tem à frente a desembargadora Dahil Paraense de Souza.
A XVI Semana Nacional da Conciliação conta com a mobilização de todos os Tribunais de Justiça do Brasil. No período, ocorrem audiências de conciliação e mediação nos 1º e 2º Graus de jurisdição. Foram agendadas inicialmente 4.636 audiências em mais de 100 unidades judiciárias do Estado, além de outros processos que foram incluídos nas pautas concentradas de conciliação no decorrer da semana.
A presidente do TJPA, desembargadora Célia Pinheiro, destacou a função do Nupemec na execução da Política Nacional de Pacificação Social no âmbito do Estado do Pará. Em seguida, ela discorreu a respeito do sentimento que une os casais. “Amor é construir, amor é alegria, amor é ter a bênção de Deus e a felicidade de poder dizer sim a quem se ama”. A magistrada observou, ainda, que é necessário cultivar e preservar a relação para que seja possível enfrentar o que estiver por vir.
A coordenadora do Nupemec, desembargadora Dahil Paraense de Souza, expressou sua alegria em ver as noivas e noivos reunidos e sua satisfação por ter realizado a Semana, que teve como marco de encerramento a cerimônia importante na vida de um casal, concretizada pelo ato do casamento. “Com a cerimônia do casamento comunitário, o TJPA dá apoio tanto aos casais que já viviam juntos e não regularizavam sua situação quanto aos casais que vão iniciar uma vida e uma família, com este evento que estamos fazendo hoje”, disse.
A XVI Semana Nacional da Conciliação, explica a desembargadora, é um evento que tem a finalidade de diminuir a judicialização das ações. “Nossa cultura é de litígio e a população prefere muitas vezes ajuizar uma ação. Esta é uma semana em que tentamos evitar e diminuir o ingresso de ações para que as pessoas que têm litígio possam, nos Cejuscs e nas unidades judiciárias, de forma pacífica, resolver seus problemas sem precisar que um juiz dê uma decisão. Todos saem satisfeitos, é rápido, sem custo, democrático e é uma satisfação para o TJPA, por meio do Nupemec, realizar isto”, avaliou Dahil Paraense.
União de casais
Ladeadas por seus (suas) acompanhantes, as noivas caminharam até a frente do palco do auditório, onde os noivos as aguardavam. Juntos, os casais subiam até o palco, no qual as juízas esperavam para então dizerem o “sim”, trocarem alianças e votos e assinarem a documentação do casamento civil.
Erick Rocha Bendelack e Carina Ribeiro Ferreira estão juntos há sete anos e compareceram à cerimônia com o filho, o pequeno Felipe. “Estamos procurando nos casar há um tempo e houve esta oportunidade de fazer o casamento comunitário. Achei super legal, até porque existem lugares que nem fazem e há muita procura”, disse Erick. Carina conta que a chegada do filho tornou a união “mais que oficializada”, “mas vamos deixar tudo certinho, acredito que seja mais vantajoso por conta de outros objetivos que temos mais à frente”, disse. A homenagem musical aos casais ficou a cargo dos servidores Moisés Cristino de Oliveira e Walter Duarte. Ao final da cerimônia, houve sorteio de brindes aos casais.
A mesa oficial do evento teve a presença da desembargadora Dahil Paraense de Souza, coordenadora do Nupemec, bem como da juíza de direito Antonieta Ferrari Miléo, vice-coordenadora do Nupemec, que no ato também representou a desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, coordenadora geral dos Juizados Especiais; da juíza Ana Lúcia Bentes Lynch; da juíza Cristina Sandoval Collyer; da juíza Ana Patrícia Nunes Alves Fernandes e de Luiziana Maria Henderon Guedes de Oliveira, representando o Cartório Guedes de Oliveira. O cerimonial também registrou a presença da secretária de Administração do TJPA, Débora Gomes.
Veja fotos da cerimônia:
(Com informações de Andrea Cordeiro – Coordenadoria de Imprensa TJPA)