No início de fevereiro, foi empossada a Diretoria Executiva da AMEPA para o triênio 2023-2026. Ao longo do primeiro mês da nova gestão, a AMEPA participou de reuniões com autoridades para tratar de pautas interesse da magistratura; deu início ao diagnóstico das comarcas do Pará com visita aos magistrados do interior do estado; criou duas novas diretorias para dar mais atenção às pautas de segurança, equidade de gênero e diversidade; realizou eventos e divulgou suas ações em entrevistas à imprensa do Pará. Confira abaixo os destaques deste período:
Proximidade com a Magistratura
Já no segundo dia após a posse, o presidente da AMEPA, Libio Moura, reuniu-se com associados na Sede Social em Belém para tratar sobre adicional por tempo de serviço (ATS) e outros temas de interesse da magistratura.
Na semana seguinte, foi dado início ao projeto de visitar todas as 117 comarcas do Pará. A primeira reunião foi realizada em 6 de fevereiro, no Fórum de Marabá, com a presença de juízes das comarcas de Marabá, Parauapebas, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Tucuruí e Itupiranga. Nas semanas seguintes, o presidente Libio Moura também esteve na Comarca de Castanhal, conversando com juízes de Castanhal, Santa Izabel do Pará, São Miguel do Guamá, Garrafão do Norte e Igarapé-Açu.
Na Sede Campestre, o presidente da AMEPA e o Diretor de Esportes, João Paulo Nova da Costa, conversaram com a equipe de associadas que praticam beach tennis e ouviram demandas de melhoria para a infraestrutura.
Reuniões de interesse da classe
Em fevereiro, o presidente Libio Moura se encontrou com autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para articular pautas de interesse da magistratura paraense. A AMEPA acompanhou de perto a votação e aprovação do Projeto 004/2023, sobre o subsídio da magistratura, na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA). Na ocasião, reuniu-se com o deputado Chicão, que preside o parlamento estadual.
Na Sede Social da AMEPA, o presidente Libio Moura recebeu o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Rafael Ribeiro; o deputado estadual Erick Monteiro; o assessor jurídico do Sindju-PA, Bernardo Araujo da Luz; o corregedor da Defensoria Pública do Estado do Pará, Edgar Alamar; além de representantes do Sicoob Coimppa. Todas as reuniões trataram de possíveis parcerias que beneficiam a magistratura em alguma medida.
Ainda em fevereiro, o presidente da AMEPA visitou o gabinete da presidente do Tribunal de Justiça do Pará, Nazaré Gouveia, e do coordenador militar do TJPA, tenente coronel Rodrigo Aleixo. Em outra ocasião, a AMEPA se reuniu com o titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), Cel. Marco Antônio Sirotheau, para tratar de temas criminais sensíveis à magistratura. Ainda na pauta da segurança, o vice-presidente financeiro e diretor de segurança da AMEPA, Cristiano Magalhães, visitou o delegado-geral de Polícia Civil do Estado do Pará, Dr. Walter Rezende.
Novas diretorias
Nos primeiros atos da nova gestão, a AMEPA passou a contar com duas novas diretorias: a de Equidade de Gênero e Diversidade, liderada pela juíza Reijjane de Oliveira; e a de Segurança, que tem à frente o juiz Cristiano Magalhães.
Para tratar dessas pautas e também dos desafios atuais da magistratura, o presidente Libio Moura visitou veículos de comunicação da capital e do interior, a exemplo da TV Liberal, Rádio CBN Amazônia Belém e Correio de Carajás.
Siga a AMEPA nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Ver essa foto no Instagram