Confira abaixo a mensagem especial da Desembargadora Dahil Paraense, vice-presidente de Aposentados e Pensionistas da AMEPA, por ocasião do Dia Internacional dos Idosos
(Foto: Love photo created by pressfoto – www.freepik.com)
Aos Idosos, com amor e carinho
Hoje, 1º de outubro, o mundo celebra o Dia Internacional dos Idosos. Em poucas épocas teríamos tantos motivos para celebrar esta data como nos tempos atuais. Principalmente porque, mesmo nos momentos mais difíceis da humanidade, raras oportunidades nos fizeram refletir sobre a importância da vida e o significado dos mais velhos, como na gravidade avassaladora da pandemia do coronavírus em escala mundial.
Preocupados com os familiares e amigos que deveriam ser protegidos, enquanto choramos a perda dos que nos deixaram, fomos levados a valorizar o instituto Divino da Vida, como nosso maior patrimônio, reconhecendo e reverenciando o quanto os nossos idosos são capazes de construir estruturas sociais, constituir famílias e prover a existência de cada dia de vida.
Refletimos, por exemplo, sobre a longa caminhada que os Idosos percorrem através dos anos, superando sabe-se lá quantas dificuldades e obstáculos, gerando as riquezas culturais e patrimoniais que passam a constituir o tesouro dos povos de todas as épocas. Refletimos sobre os exemplos a seguir, na continuada existência, nas ações e decisões humanas mais edificantes.
Ainda teremos muito a fazer, perseverando para que os jovens de hoje possam ser transformados nos idosos exemplares de amanhã, com os avanços hereditários indispensáveis a um futuro cada vez mais solidário e no amor, faculdades de que se nutrem as forças dos Idosos. Exaltando o axioma, segundo o qual “O idoso é o jovem que deu certo”, assim sejamos.
Celebremos, pois, o Dia dos Idosos, com o amor e carinho de que se fazem merecedores. Hoje e sempre.
Desa. Dahil Paraense de Souza
Vice-Presidente de Aposentados e Pensionistas da AMEPA