Em menos de 50 minutos a população de Belém soube o nome do prefeito eleito.
Neste último domingo, 29, das 18 capitais que tiveram 2º turno, Belém foi a primeira cidade a ter seu prefeito eleito. Às 17h47, apenas 47 minutos após o encerramento das votações, o resultado foi confirmado matematicamente e divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, com 98,56% das urnas apuradas. Foi o processo mais rápido em mais de duas décadas.
Em Santarém, no oeste paraense, também houve grande celeridade, com o prefeito eleito matematicamente já às 18h40. “Nós instalamos mais de 50 equipamentos de transmissão por satélite. São muitas seções em ilhas. A logística por lá é maior. A apuração por lá nunca encerrou antes de 20h30”, comentou Felipe Brito, secretário de Tecnologia de Informação do TRE Pará. A totalização dos votos (apuração de todas as urnas) ocorreu às 19h18, em Belém; e às 19h41, em Santarém.
O Diretor-geral do TRE Pará, Osmar Frota, comemorou o resultado do trabalho da Justiça Eleitoral do Pará e agradeceu em especial aos servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e das Zonas Eleitorais. “Belém foi a primeira capital do Brasil a sair com o prefeito eleito, isso demonstra o trabalho muito forte do TRE Pará. Com 47 minutos do término da votação, nós conseguimos entregar para a população de uma forma rápida, transparente e eficiente o prefeito eleito da capital de Belém”, ressalta.
A Amepa parabeniza o TRE Pará na pessoa do seu presidente, desembargador Roberto Moura e todos os juízes eleitorais e servidores, pela eficiência e rapidez durante todo o processo eleitoral das eleições de 2020.
Fonte: TRE-PA