Aos sábados, AMEPA oferece oficinas de beach tennis feminino, escola de futebol para crianças e adolescentes, além do futebol para adultos.
(Imagens: Jobson Marinho/Temple Comunicação)
Com o objetivo de estimular a atividade física entre seus associados e aumentar a frequência de uso dos espaços, a Sede Campestre da AMEPA passou a oferecer novos serviços para juízes, juízas e seus dependentes. Para aproximar o público feminino do esporte, a associação disponibiliza oficinas de beach tennis com instrutor Rossy Silva, qualificado e certificado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Paralelamente, em fevereiro de 2022, a AMEPA passou a ofertar aulas de futebol sub 11 e sub 13 para filhos, sobrinhos e netos dos associados, com supervisão do técnico Jorge Brasil, ex-atleta profissional e educador físico especializado em futebol. Ambas as atividades ocorrem aos sábados, a partir das 9h da manhã.
Rachel Rocha, juíza da 2ª Vara Cível de Barcarena, é uma das praticantes de beach tennis na AMEPA. Para ela, o esporte ajuda, inclusive, a lidar com o estresse no trabalho. “Melhora muito o nosso condicionamento físico e é uma forma de ficarmos mais leves, menos estressadas. Melhora nosso humor, nossas atividades rotineiras e também o nosso trabalho”, afirma.
Antes das oficinas de beach tennis na Sede Campestre da AMEPA, a juíza nunca tinha praticado este esporte. Para ela, a atividade é uma forma de encontrar colegas de profissão e usar mais o espaço destinado aos associados. “Os homens sempre frequentaram mais a AMEPA por causa do futebol e nós nunca tivemos um esporte que atraísse mais as mulheres. O beach tennis tem dado certo, já temos um grupo de oito juízas que participam com frequência e a gente espera que outras venham para o nosso jogo”, diz Rachel Rocha.
Entre os benefícios do esporte, estão a alta queima calórica, melhoria na coordenação motora e estímulo da capacidade de concentração em uma tarefa. Rossy Silva, que trabalha com esportes de quadra há mais de 20 anos e hoje é consultor de beach tennis na AMEPA, explica que o esporte é democrático e pode ser praticado por pessoas de todas as idades. “Em uma hora de treino, dependendo do seu condicionamento físico, você tem uma queima calórica de 500 a 700 calorias. É um esporte muito agregador, que tem uma tendência de melhorar a saúde mental, porque você consegue ter também uma diversão desde a primeira aula”, afirma o profissional.
Rossy também explica que, para começar a prática esportiva na AMEPA, não é necessário ter equipamento. “O que precisa ter a disponibilidade de vir aos sábados se divertir”, explica. Graças ao treinamento, as juízas já pensam até mesmo em participar de competições nacionais, como os Jogos da Magistratura, previstos para ocorrer em agosto deste ano, em Sergipe. “O interessante é que algumas delas chegaram nas oficinas dizendo que não eram boas de esporte, que tinham dificuldade de coordenação motora. Agora, elas falam até em ir para uma competição nacional. O esporte é surpreendente quando você se dedica e é uma atleta assídua”, conclui o instrutor.
O diretor de Esportes da AMEPA, juiz Sérgio Costa, destaca que a intenção da associação é oferecer serviços e programações que atendam tanto os associados e associadas quanto seus familiares na sede campestre. “Eu quero convidar todos os nossos magistrados, juízas e juízes, para que tragam seus netos, filhos e sobrinhos, meninos e meninas, para participar desses projetos que há muito tempo queríamos implantar. O beach tennis e a escola de futebol ocorrem no mesmo horário para que toda a família tenha atividade e consiga frequentar no mesmo tempo. Depois das 10h, continuamos com o nosso treino de futebol adulto”, destaca.
A Sede Campestre da AMEPA fica localizada na Rua Ricardo Borges, 115, Guanabara – Ananindeua/PA. Próximo ao Viaduto do Coqueiro e ao Shopping Metrópole Ananindeua. Para participar dos treinos, recomenda-se uso de roupa apropriada para esporte. No caso do futebol, é indicado usar chuteiras society e meias.