Confira a expectativa dos participantes
(Foto: Érika M Nunes / TJPA)
Vinte e cinco juízes substitutos e juízas substitutas do Poder Judiciário do Pará iniciaram neste mês, o módulo prático do Curso de Formação Inicial, promovido pela Escola Judicial do Poder Judiciário do Pará (EJPA), após a posse na magistratura paraense no ano passado. A Solenidade inaugural ocorreu na Escola Judicial do Pará.
O Curso de Formação Inicial é direcionado aos recém-empossados e recém-empossadas à magistratura, com carga-horária destinada aos conteúdos programáticos de diversos assuntos que envolvem o Poder Judiciário do Pará.
Para o Juiz de Direito Substituto, Leonardo Ribeiro, a etapa prática é um passo importante para carreira. “É a oportunidade para adquirir expertise para desempenhar as atribuições do cargo com qualidade”, explicou. Sobre a Magistratura, “é a realização de um sonho e por ter a possibilidade de desempenhar uma carreira com atribuições, responsabilidades e garantias diferenciadas”, frisou Ribeiro.
As juízas e juízes substitutas(os) cumprem a fase prática do curso em suas respectivas Varas de designação. Segundo Juiz de Direito Substituto, Ítalo Gustavo Tavares Nicacio, as expectativas são as melhores possíveis. “É nessa etapa que de fato estamos atuando como juízes, assinando decisões, realizando audiências dentre outros atos, além de interagir com os demais servidores”, destacou.
O grupo cumpriu os três primeiros módulos da formação. O primeiro, módulo nacional, desenvolvido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), com total de 40 horas-aula, em Educação a Distância. Em seguida, ocorreu o módulo local, teórico, de 200 horas, no qual foram observados fundamentos para a atividade judicante. Esta fase ocorreu parte em EaD e parte remota. Depois, o módulo eleitoral, de 24 horas-aula, ministrado pela Escola Judiciária Eleitoral, do TRE do Pará, presidida pela desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento.