Concorrendo em chapa única, Frederico Mendes Júnior foi recebido por juízes e desembargadores do TJPA nesta quinta-feira
(Fotos: Jobson Marinho/TEMPLE)
O juiz Frederico Mendes Júnior (TJ-PR), que concorre em chapa única à presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) no triênio 2023-2025, esteve nesta quinta-feira (03) em Belém para uma visita ao Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). Acompanhado do presidente da AMEPA, Adriano Seduvim, Frederico Mendes foi recebido pela presidente do TJPA, desembargadora Célia Pinheiro, e conversou com magistrados do Pará logo em seguida.
Entre os magistrados e magistradas presentes, estiveram no encontro o vice-presidente de Prerrogativas da AMEPA, Carlos Márcio de Melo Queiroz, o vice-presidente de Finanças da AMEPA, Max Ney do Rosário Cabral, a presidente eleita do TJPA para o próximo biênio, Desa. Nazaré Gouveia, e o juiz Líbio Moura, que preside a chapa única que concorre à gestão da AMEPA no próximo triênio.
Com mais de 15 anos de história no movimento associativo, Frederico Mendes falou aos juízes e desembargadores do TJPA sobre o momento em que se encontra a magistratura brasileira, que busca união para se fortalecer diante de dificuldades, ataques e perda de garantias. “Nosso compromisso é um trabalho sério e com transparência. Em quase 80 anos de história, é a primeira vez que as eleições da AMB tem chapa única e só conseguimos essa união completa da magistratura em prol de um projeto maior. Na AMB, queremos que haja um espaço de discussão para encontrarmos o que é melhor para a magistratura. As diferenças são naturais, mas queremos que todos possam falar e serem ouvidos, com a maturidade de saber que prevalece a vontade da maioria, porque assim é a democracia”, destacou.
Entre os assuntos conversados, estiveram a defasagem salarial e diminuição do poder de compra da categoria, a perda da capacidade de retenção de profissionais na Magistratura, a remuneração de aposentados e pensionistas, a valorização por tempo de magistratura (VTM), licença-prêmio e pagamento de juros e correções.
A presidente do TJPA, Célia Pinheiro, ressaltou as qualidades do futuro presidente da AMB e a parceria do movimento associativo com o Tribunal para o bom andamento do Poder Judiciário e valorização dos que nele trabalham. “É um prazer imenso recebermos você. Tenho referência de grandes amigos meus que convivem com você sobre a sua postura e formação ética. É muito importante a sua história enquanto magistrado e militante em prol de todos. Esse sentimento de solidariedade nos acolhe, todos nós precisamos disso. Precisamos ter a ponderação que você tem para tomar decisões”, disse a desembargadora ao juiz Frederico Mendes Júnior.
Eleições
Ao final da reunião, o presidente da AMEPA, Adriano Seduvim, destacou a importância do voto dos associados nas eleições tanto da AMB, que será no dia 11 de novembro, quanto da AMEPA, a partir do dia 16. “Mesmo sendo chapa única nos dois casos, reforço o pedido para que os associados votem para dar legitimidade para essa gestão. Quanto mais votos, mais força os representantes vão ter para encabeçar as pautas de interesse da magistratura”, reiterou.
Clique aqui para mais informações sobre as eleições da AMB.
Para saber mais sobre as eleições da AMEPA, clique aqui.
Confira fotos da reunião: