Solenidade foi realizada em formato híbrido, respeitando os protocolos de segurança da covid-19
(Fotos: Daniel Santos/Temple Comunicação)
Em solenidade realizada de forma híbrida, 24 novos juízes de direito substitutos e juízas de direito substitutas tomaram posse no edifício-sede do TJPA, na noite de ontem, 13. Todos foram recebidos pela presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro. “Senhoras juízas e senhores juízes que tomam posse no Poder Judiciário do Estado do Pará, parabenizo Vossas Excelências e registro aqui minha admiração e respeito por terem alcançado este objetivo a partir da meritocracia. Recebem meus votos de boas-vindas”, disse a presidente.
Agora, os empossados e empossadas se somarão ao quadro de 338 juízes do Judiciário estadual. Os candidatos foram aprovados em Concurso Público destinado ao provimento de 50 vagas e à formação de cadastro de reserva no cargo de Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), conforme Edital nº 1 TJPA, de 6 de agosto de 2019.
Em discurso aos novos magistrados, a presidente do TJPA, desembargadora Célia Pinheiro, compartilhou sua projeção de ver o Judiciário paraense sempre envolto pelo manto da força, do prestígio e da unidade, em um Brasil que priorize valores que contribuam para uma sociedade mais livre, justa e solidária. Segundo ela, a atuação do Judiciário deve ser sempre direcionada para efetivar direitos sociais e fundamentais. A presidente do TJPA encerrou seu discurso ao mencionar as três ações que devem ser feitas por um juiz: ouvir atentamente, considerar sobriamente e decidir imparcialmente.
Integraram a mesa oficial do evento o procurador-geral do Estado, Ricardo Nasser Sefer, representando o governador do Pará, Helder Barbalho; o procurador-geral de Justiça, César Bechara Mattar Júnior, e o presidente da AMEPA Adriano Seduvim.
“Gostaria de ressaltar a necessidade do magistrado estar sempre atento às mudanças da sociedade”, destacou do presidente da AMEPA, ao mencionar a lição do Prof. Paulo Roberto Soares Mendonça: “A vinculação do juiz à lei deve ser concebida dentro da perspectiva de uma sociedade em acelerado processo de mudança e não sob uma visão inerte, estática”, afirmou. Seduvim ressaltou, ainda, que o Judiciário não pode ser encarado como entidade autônoma impermeável a influências políticas e sociais, pois tende a reproduzir o perfil do Estado, além de ressaltar a necessidade de os magistrados estarem sempre atentos às mudanças sociais.
A juíza Hannah Ferreira Rocha Bezerra, que discursou em nome dos empossados e empossadas, destacou a luta de cada um dos colegas para chegar ao cargo. Segundo ela, os novos magistrados e magistradas honrarão a toga e prestarão um serviço exemplar à população paraense. “O caminho que traçamos não foi fácil. Apesar de muito diferentes, tivemos todos um objetivo em comum. Cada um, a seu modo e a seu tempo, moldou o destino para que o dia de hoje se tornasse uma realidade. O vislumbre do dia da posse nos fez continuar. A partir de hoje, passamos a fazer parte do respeitável Judiciário paraense e desta Egrégia Corte de Justiça”, disse.
Participaram da solenidade o decano do TJPA, desembargador Milton Nobre; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães do Nascimento; desembargador Constantino Augusto Guerreiro; desembargador Leonardo de Noronha Tavares, desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães; o vice-presidente do TJPA, desembargador Ronaldo Valle; desembargador Luiz Gonzaga da Costa Neto, desembargador Mairton Marques Carneiro; desembargador José Roberto Maia Bezerra Júnior; desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias e o juiz convocado ao 2º. Grau Altemar da Silva Paes. Acompanharam de forma remota a desembargadora Vania Fortes Bitar e a desembargadora Eva do Amaral Coelho.
Após o evento, membros da Diretoria Executiva da AMEPA participaram de jantar de confraternização promovido pelos novos juízes e seus familiares no restaurante Manjar das Garças, em Belém. Na ocasião, estiveram presentes o presidente da AMEPA, Adriano Seduvim, e o vice-presidente de Prerrogativas da AMEPA, Carlos Márcio de Melo Queiroz.
Veja os nomes dos novos magistrados e magistradas do Pará:
Adrielli Aparecida Cardozo Beltramini
Bruno Felippe Espada
Danilo Brito Marques
David Jacob Bastos
David Weber Aguiar Costa
Elaine Gomes Nunes de Lima
Eudes de Aguiar Ayres
Felippe Jose Silva Ferreira
Frederico Augusto Costa
Gabriele Araujo Pinheiro
Hannah Ferreira Rocha Bezerra
Ib Sales Tapajós
Jose Leite de Paula Neto
José Luís da Silva Tavares
Leonardo Ribeiro da Silva
Luis Felipe de Souza Dias
Luis Fillipe de Godoi Trino
Lurdilene Barbara Souza Nunes
Marilia de Oliveira
Mario Botelho Vieira
Nathalia Albiani Dourado
Renan de Freitas Ongaratto
Rodrigo Mendes Cruz
Wendell Wilker Soares dos Santos
Confira mais fotos da solenidade: