Nesta terça-feira, 31 de janeiro, o juiz Pedro Pinheiro Sotero foi empossado como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA). O nome do magistrado foi escolhido na semana passada, pelo critério de antiguidade, para assumir a vaga deixada pelo desembargador Ronaldo Valle, que se aposentou no final de 2022.
A cerimônia ocorreu no Edifício-Sede do TJPA e foi presidida pela Desa. Célia Regina de Lima Pinheiro. O evento contou com a presença de diversos juízes e desembargadores, servidores do Judiciário, membros do Ministério Público e da Justiça do Trabalho, bem como amigos e familiares do novo desembargador. Adriano Seduvim, presidente da AMEPA, esteve entre as autoridades que compuseram a mesa da solenidade. O vice-presidente da associação, Max Ney Cabral, também prestigiou o evento.
Na ocasião, o magistrado Pedro Sotero recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário, no grau Grã-Cruz, das mãos da Desa. Célia Pinheiro. O discurso de recepção de Pedro Sotero ao novo cargo foi escrito pela desembargadora Margui Bittencourt, que não pode estar presente na cerimônia. Contudo, a Desa. Eva do Amaral Coelho leu, de forma fiel, o discurso escrito pela colega. “Em nome deste colegiado, apresentamos a vossa excelência o desejo de que possa exercer o desembargo com altivez e escrever o seu nome na história deste Poder”, disse em um trecho discurso.
Após o juramento de posse, o novo desembargador Pedro Sotero agradeceu a todos que contribuíram para este momento de sua carreira. Ele também relembrou momentos especiais de sua trajetória pessoal e como juiz de primeiro grau. A primeira decisão reconhecendo a dupla maternidade no Pará, em 2014, bem como as primeiras sentenças concedendo direito de visita a animais em caso de separação familiar foram feitas durante sua passagem pela 3ª Vara da Família de Belém. “Ingressar na magistratura sempre foi um sonho. Ao conquista-lo, dediquei-me a julgar com honestidade e imparcialidade. Permaneci no caminho da Lei e da Justiça, honrando papel de julgador. Neste momento especial e inesquecível de minha vida, assumo o cargo de desembargador do Pará com a sensação de dever cumprido”, discursou.
O presidente da AMEPA, Adriano Seduvim, parabenizou o juiz Pedro Sotero pela ascensão ao desembargo. “Temos certeza que o magistrado Pedro Sotero, hoje empossado desembargador, continuará contribuindo para o engrandecimento do Poder Judiciário paraense. E, por isso, desejamos muito sucesso nesta nova fase de sua carreira”, destacou.
O juiz Pedro Pinheiro Sotero ingressou na magistratura paraense em 12 de novembro de 1991, completando 31 anos de serviço no Poder Judiciário estadual em 2022. Ao longo da carreira, exerceu a magistratura nos municípios de Curuçá, Uruará, Cachoeira do Arari, Altamira, Marabá, Bragança e Santa Izabel do Pará. Depois, trabalhou na 2ª Vara Distrital Criminal de Icoaraci, 6ª Vara Penal de Belém, 1ª Vara de Inquéritos Policiais de Belém e 3ª Vara de Família de Belém.