O Fórum Desembargador Edgar Lassance Cunha, em Ananindeua, recebeu, no dia 4 de novembro, um júri simulado, promovido pela coordenação do curso de Direito da Faculdade de Belém (Fabel). A atividade, dirigida pela juíza Dra. Fabíola Urbinati Maroja Pinheiro, titular da vara de júri de Ananindeua, teve como objetivo a imersão dos universitários na realidade prática do tribunal do júri, sendo destinada a alunos de diversas instituições de ensino superior.
“O STFabel [Supremo Tribunal da Fabel] ocorre anualmente nas dependências da nossa instituição e, este ano, a participação do público e também de alunos de outras faculdades foi ampliada pela coordenação do evento”, explica o Professor Fernando Macedo, coordenador do STFabel e professor de Direito Penal da instituição.
Ainda segundo ele, houve a participação da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Pará (OAB-PA), que acompanha, institucionalmente, o simulado jurídico. “O Tribunal de Justiça abraçou a nossa ideia para realizar os júris simulados dentro de suas dependências, e conseguimos que os alunos de defesa e acusação fossem orientados por promotores de Justiça e advogados conceituados do Pará”, pontua o coordenador.
Para a representante do Corpo Discente, Adriana Paula Barros Puga Fagundes Gomes Dantas, a programação é importante para o aluno do curso de Direito que, “desde cedo, já aprende a conhecer de perto a atividade do Juiz de Direito e também passa pela experiência única do trabalho do advogado, especialmente do advogado criminalista. Desse modo, a atividade visa criar uma maior afinidade com o dia a dia da vida forense”, destaca a aluna.
A AMEPA parabeniza os estudantes universitários pela atividade realizada e deseja, a todos, sucesso na carreira jurídica.